quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Storyboard e Storyreel

Outra atividade importante que fizemos durante a pré-produção foi a "tradução" do roteiro técnico para imagens: o storyboard. Os quadros do storyboard mostram a movimentação da câmera e o que ela está enquadrando em cada plano que foi definido lá no roteiro técnico. Depois, quando juntamos esses quadros sequencialmente, usando as marcações de tempo do script e já adicionando música, diálogos e sons, temos o storyreel.

No nosso caso, essas atividades foram feitas a 8 mãos. Como fui eu que fiz a decupagem do roteiro técnico, eu tinha mais ou menos na cabeça os planos que havia imaginado. Mas, tenho um problema: desenhar. Então, fizemos o seguinte: eu iria indicar como a cena deveria ser desenhada e quem iria desenhar era o Rafael. Para isso, eu criei no próprio 3ds Max o quarto do Caio usando modelos toscos, muito toscos mesmo, toscos pra valer; criei câmeras que simulariam as câmeras do curta; usei um biped do Character Studio para ser o Caio e comecei a brincar. Salvei cada plano como um jpg, escrevi considerações e mandei para o Rafael. Aí, ele desenhou e transformou aquela tosqueira toda em imagens que ficaram muito boas!

A seguir estão alguns exemplos do ANTES e DEPOIS...



Com o storyboard pronto, fizemos o storyreel. Quem sequenciou todos os jpg´s que o Rafael fez, usando os tempos e as transições definidos, foi o Leandro. E depois, fechando com chave de ouro, Alvaro sonorizou o vídeo, adicionando música, sons e a voz da mãe ranzinza do Caio.

O resultado está abaixo:



Essa é a primeira versão. Hoje, tenho certeza que tempos e câmeras podem ser melhorados. Mas, acredito que conseguimos um resultado bem legal e que será uma ótima referência durante a produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário